top of page
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)

A HAS é uma condição clínica multifatorial que ressulta em elevados níveis de pressão arterial.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que os indivíduos hipertensos iniciem programas de exercício físico regular, desde que submetidos à avaliação clínica prévia. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração, realizados com freqüência cardíaca entre 60% e 80% da máxima ou entre 50% e 70% do consumo máximo de oxigênio.Exercícios de força devem ser realizados em dois ou três dias por semana, de 1 a 3séries com 8 a 15 repetições, até fadiga moderada.

 

Fonte: AHA, 2013; Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2013.

Diabetes Mellitus (DM)

O DM é síndrome que resulta da deficiência relativa ou absoluta de insulina. O DM do tipo 1 é ocasionado pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas. E o DM do tipo 2 é reconhecido quando o organismo produz insulina, mas não consegue utilizá-la de maneira eficiente.

Pessoas com DM devem ser aconselhadas a praticar AF aróbias pelo menos 150 min/semana, no mínimo em  três dias na semana, com não mais do que dois dias consecutivos sem exercícios e intensidade moderada (50-70% da fraquência cardíaca máxima).

Na ausência de contra-indicações, portadores de DM do tipo 2 devem ser encorajados a realizar treinamento de resistência pelo menos duas vezes por semana.

As diretrizes também sugerem que adultos realizem fortalecimento muscular envolvendo os principais grupos musculares, no mínimo duas vezes por semana. Estes exercícios devem envolver cargas baixas e maior volume.

Sugere-se que a progressão consista em aumentar a intensidade e reduzir a duração das atividades.

Ressaltamos a necessidade de cuidados com os pés, com a hidratação e alimentação.

 

Fonte: ADA, 2013; BRASIL, 2006.

 

Doenças Cardiovasculares (DCV)
 

É preconizado a este grupo que realize AF que envolvam grandes grupos musculares, exercícios contínuos como: andar, correr, pedalar, nadar, são apropriados para ocondicionamento de resistência cardiovascular. 

Treinamento de força também é benéfico, geralmente são realizados numa abordagem de treinamento em circuito, envolvendo de 10 a 12 exercícios, com 10 a 12 repetições de resistências que podem ser realizadas confortavelmente. Atividade com bicicleta pode também ajudar a reduzir problemas músculoesqueléticos e a aumentar a adesão.

 

Fonte: ACSM, 2011.

 

 

Atividade Física para grupos específicos

GEEAF - Atenção Básica

Gestantes

Considerando que não haja contra-indicações, as recomendações para a prática de AF para este grupo são as mesmas indicadas para a população geral.

 

Veja aqui.

 

Fonte: Physical Activity Guidelines Advisory Committee Report, 2008.

 

 

 

 

© 2013 GEEAF

Contato: (9

(53) 3273-2752

Endereço:

Rua Luiz de Camões, 625 - Bairro Tablada

Pelotas/RS

bottom of page