Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física
GEEAF - Atenção Básica

Livros Publicados
GEEAF - Atenção Básica
Conhecendo e Discutindo Saúde Coletiva e Atividade Física
Este livro conduz o leitor a conhecer melhor as ricas e complexas articulações entre o campo de conhecimentos e prática da Educação Física e da Saúde Coletiva. Trata-se de uma obra acadêmica que retrata a produção de um grupo (Grupo Saúde Coletiva / Epidemiologia e Atividade Física) e de uma instituição, a Unicamp, pioneira na construção desse debate. A Parte I abrange temáticas que edificam o debate sobre a participação da Educação Física no âmbito da Saúde Coletiva. A Parte II dirige-se à discussão de conceitos-chave do campo da Atividade Física a partir da leitura epidemiológica.


Epidemiologia da Atividade Física
O livro reúne artigos de especialistas que abordam o estudo da prática de atividade física no Brasil, incluindo aspectos históricos, critérios de mensuração e recomendações de prática de atividades físicas, as melhores práticas atuais de intervenção para promoção dessas atividades no Brasil e no mundo e sua importância na prevenção de doenças crônicas, entre outros temas.

Análise de Dados em Saúde
Este livro destina-se a estudantes e profissionais ligados à área de saúde (profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Nutrição e afins). Poderá ser particularmente útil como guia de referência para estudantes de programas de iniciação científica, alunos de mestrado e doutorado e pesquisadores iniciantes. O que se espera é que os leitores possam encontrar neste livro o incentivo e os subsídios básicos para aplicação da estatística em seu contexto profissional, seja analisando dados, seja simplesmente interpretando adequadamente resultados quantitativos apresentados em relatórios de pesquisa e artigos científicos.



Meta-avaliação da Atenção Básica à Saúde
Nos estudos que compõem esse livro, conceituados pesquisadores conformaram a linha de base da implementação do Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (Proesf) no país. Os textos avançam nos parâmetros de uma 'meta-análise', buscando conferir não apenas seriedade aos processos avaliativos, mas também padrões de qualidade aos estudos e aos métodos de avaliação. Aponta-se, com perspicácia, para o momento em que tais processos, no interior do sistema de saúde, constituirão instrumentos institucionalizados e obrigatórios, a favor de mudanças qualitativas em todas as instâncias do SUS. Obra de indiscutível contribuição a todos os interessados no tema, incluindo-se gestores e acadêmicos preocupados e compromissados com o aprimoramento e a qualificação das políticas públicas no Brasil.
Saúde da Família nos Municípios Brasileiros: os reflexos dos 20 anos no espelho do futuro
O livro reúne mais de 800 páginas de artigos de diversos gestores, pesquisadores, conselheiros do SUS, entre outros. O livro traz experiências exitosas no campo da saúde da família em diversos municípios brasileiros apontando caminhos para superar os desafios ainda existentes e fortalecer cada vez mais a Estratégia Saúde da Família no Brasil.
Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania
Os artigos reunidos na publicação – uma parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – traçam um panorama histórico da evolução do programa, resgatam as principais contribuições do Bolsa Família (PBF) para as políticas de assistência social e apresentam análises sobre seu impacto nos indicadores de saúde, educação e proteção social e na redução da pobreza.

Portadores de Diabetes Mellitus no Brasil
Este livro deriva do estudo de mestrado intitulado: "Portadores de Diabetes Mellitus no Brasil: quantos sabem que são, quem eles são, como estão de saúde e como manejam a doença?". Os dados se referem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2008), conduzida pelo Ministério da Saúde.